TAI CHI CHUAN     TAIJI QUAN   ARTE MARCIAL DO GRANDE UNIVERSO

Resultado de imagem para tai chi chuan


O Tai chi Chuan/Taijiquan – Arte Marcial do Grande Universo tem comprovação de seus benefícios pelas inúmeras pesquisas realizadas envolvendo seus praticantes e mestres. Nossa Escola San Zan Shugyo Do localiza-se no Espaço Wulin/Florianópolis onde praticamos os estilos das Escolas Yang e Chen. Temos um Núcleo em Blumenau, no qual é praticado Estilo Yang: Lam Kan/Pequeno Circulo, 13 Forms e 24 movimentos. Em movimentos sequencias suaves e firmes, que se encadeiam um ao outro guiados pelo ritmo profundo e lento da respiração, a prática do Tai Chi Chuan se expande por todo o corpo físico, transformando a condição mental, influenciando na convivência social e no desenvolvimento espiritual. Sua ação beneficia sistemas do corpo inteiro: sistema esquelético, sistema muscular, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor, sistema endócrino, sistema nervoso, sistema digestivo e órgãos sensoriais. Apurando a percepção corporal através da lentidão e suavidade dos movimentos se desenvolve o autoconhecimento e, consequentemente, passa a se perceber melhor nossos sentimentos e senti-los na medida adequada dos acontecimentos discernindo com serenidade sobre nossas condutas cotidianas. O equilibro do caminhar praticado no Tai Chi Chuan se projeta na condução da vida pessoal.

 

Ethna Thaise Unbehaun

Professora de Artes Orientais/Grupo Wulin

Verão de 2019 - verão

 

 

      

O Tai Chi Chuan é uma prática corporal que se realiza pelo corpo, pela mente e pelo espírito. As pessoas começam sua prática por diversas razões, mas a primeira percepção que aprendemos é que não temos a menor noção de como nosso corpo funciona e o quanto temos de capacidade de movimenta-lo sem consciência dos movimentos que fazemos. Distanciamo-nos de nosso próprio corpo. E o mais interessante é que muitas vezes criamos esta distância exatamente procurando e fazendo atividades para 'manter' nosso corpo saudável. A  questão é muitas vezes o fazemos no automático, por modismos ou, mesmo, porque fomos obrigados devido um desequilíbrio em nossa condição de saúde.

    O Tai Chi Chuan é uma arte marcial (wuschu) que integra o encadeamento de posturas e movimentos ao ritmo cadenciado da respiração. Com vinculações a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) trabalha com a intenção de harmonizar as energias Yin e Yang do praticante, tanto externa quanto internamente; oferecendo a possibilidade de desenvolver atenção, concentração, precisão e serenidade durante a prática quanto nas ações cotidianas.

    Ao praticarmos o Tai Chi integramos 03 elementos fundamentais: corpo, mente e espírito. Nossa percepção corporal se amplia a medida que movimentamos o corpo lentamente: andando, elevando o braço, olhando para o horizonte, girando o quadril, o pé, o ombro; e notamos como cada músculo e articulação se compõem através de nossas posturas e ganham ritmo pela nossa respiração. Através do sossego e imobilidade percebemos a mobilidade e o movimento. Um dos princípios do Tai Chi Chuan.

    Outro aspecto que das artes orientais é a composição do interno com o externo e da força com a suavidade.  Ao executar um movimento de maneira adequada, com atenção e concentração sua força cresce suavemente e o movimento flui o Chi interno para o externo dando a impressão de flutuação.

    O Tai Chi Chuan trabalha sobre os princípios essenciais: POSTURA CORRETA, CONCENTRAÇÃO CORRETA, RESPIRAÇÃO CORRETA, ATENÇÃO PLENA E INTENÇÃO PURA.

    O tempo certo para alcançar a evolução é o de praticar! ...esforço, dedicação e observação (auto-observação e observação de seu Mestre/professor/instrutor). A constância de uma prática de Tai Chi Chuan com coração verdadeira propicia usufruir dos benefícios dessa arte  em todos os aspectos da vida. 

Ethna Thaise Unbehaun

Professora de Artes Orientais/Grupo Wulin

Verão de 2017- fevereiro