Noticias

 
2020
ANO NOVO CHINÊS  - RATO METAL YIN.
A saudação “kung hei fat choi” é feita por mais de 1,4 bilhão de chineses na noite de 25 de janeiro. “Feliz ano-novo lunar” (em tradução livre) carrega desejos implícitos de respeito, sorte e fortuna. Durante 15 dias de festas — que iniciam ainda na virada e encerram com o belíssimo festival das lanternas.
A data é reservada para estar em comunhão com a família. Da mesma forma que o Natal e Ação de Graças para os ocidentais, o ano-novo é aguardado com expectativa. Por consequência, durante a temporada de festividades, ocorre um fenômeno ímpar de movimento de pessoas: cerca de 700 milhões de chineses retornam para o lar, esvaziando as grandes metrópoles.
“É um momento de reunião familiar, quase como uma data santa. Todo o país se movimenta para chegar no jantar da véspera e passar junto de quem ama. Os camponeses migram para as grandes cidades e vice-versa, mas o importante mesmo é estar em comunidade, indica Shu Jianping, conselheiro de assuntos culturais da Embaixada da China.
Sem data fixa, o ano-novo chinês ocorre entre janeiro e fevereiro. Isso acontece porque o calendário chinês é lunissolar e contém 354 dias. Para ficar em harmonia com o ciclo solar (de 365 dias), é somado um mês — aproximadamente — a cada três anos.
Diferentemente dos símbolos do Zodíaco, cada ano é simbolizado por um animal. O rato, que representa agilidade, abundância, inteligência e persuasão, acompanhará os chineses em 2020. “Para os mais supersticiosos, cada animal possui um significado.
Organização para o ano-novo 
Na véspera, é costume ordenar tudo para a chegada do novo ciclo. Seja organizando as finanças pessoais, seja limpando o armário ou até renovando o visual.  É uma forma de abrir a casa para novas energias e deixar as ruins irem embora. Segundo a tradição chinesa, as limpezas e ajustes devem terminar isso antes da virada do ano, para que a sorte entre. No primeiro dia do ano, é proibido faxina, pois ela expulsaria a sorte.
Os fogos de artifício espantam o bicho do ano anterior para que o novo entre — além de espantar também más energias.
Use o vermelho
Representando renovação, transformação, sorte e prosperidade, o vermelho é predominante. E as crianças, em especial, aguardam ansiosamente por um envelope dessa cor, recheado de dinheiro. Os pais costumam fazer uma espécie de cofre durante o ano para garantir o presente dos filhos. Nos dias que sucedem, é tempo de visitar os avós, tios e primos. E algumas regras são inquebráveis: é proibido aparecer de mãos vazias.
“É de suma importância levar um presente a quem se visita. É um sinal de respeito e carinho para a pessoa que irá te receber”, afirma Shu. Catarina Chen explica que o envelope deve conter uma quantidade par de dinheiro, além de não poder ter o algarismo 4, que significa “morte”. “Muitos dos nossos prédios nem têm o 4º andar. Em especial, os hospitais”, afirma.
Celebrações de Brasília
Para o mestre Moo Shong Woo, médico, 88, o ano-novo chinês é um momento importante porque marca dias de folga principalmente para quem vive no campo, da terra. “Eles trabalharam o ano inteiro, em função do plantio, da colheita. Finalmente, vão descansar”, refere-se ao fato de que a celebração envolve cerca de 15 dias de descanso. “Para trabalhar bem precisa descansar bem. Para descansar bem, precisa trabalhar bem”, afirma.
Woo acredita na importância da tríade corpo, mente e espírito, algo intrínseco à cultura chinesa. Ele defende, inclusive, a “papoterapia”. Há 45 anos, ele batizou a área entre as superquadras 104 e a 105 Norte de Praça da Harmonia Universal e passou a conduzir ali aulas de tai-chi-chuan. Atualmente, não dá aula mais, mas está sempre ali: leva café, frutas, biscoitos. “Sentar nessa praça e ficar jogando conversa fora faz bem pra saúde (a papoterapia)”, garante. Com fé no poder das palavras, a casa dele está preparada para receber o novo-ano, com faixas vermelhas com as palavras “felicidade”, “paz” e “saúde” em mandarim nas paredes. Cidadão honorário de Brasília, o Mestre Woo tornou-se um difusor da cultura chinesa na capital do Brasil. Descendente de taiwanês, mudou-se da terra natal para os Estados Unidos aos 27 anos e, em 1961, para o Brasil.
Embora, em Brasília, a celebração do ano-novo chinês não seja tão difundida quanto em São Paulo, — onde há uma comunidade grande de orientais —, na Praça da Harmonia, todo ano, ele é comemorado com uma confraternização aberta a todos, organizada pelos praticantes do tai-chi.
No horóscopo chinês, Mestre Woo conta que é do signo do macaco. E realmente se identifica com o bicho. “Com 89 anos — porque na China, a gente também conta o tempo na barriga — eu ainda me mexo muito”, afirma mostrando que ainda consegue fazer agachamentos e levantar a perna até em cima da mesa. Tais demonstrações nem eram necessárias, já que, no ano passado, levou o ouro em uma competição de judô. Mora no 5º andar e não só sobe de escadas, como vai até o 6º e, só então, depois desce um.
De capricórnio a dragão
Ana Luiza Varela, 55, síndica, é uma das que se encantaram não só pelo tai-chi-chuan como por toda a cultura oriental. Participou da aula pela primeira vez depois de levar uma amiga que estava em um momento difícil, acabou ficando. Agora, pratica há seis anos e há dois passou a conduzir aulas. “Mudou a minha forma de ver o mundo. Se eu soubesse, tinha até vindo antes”, afirma.Ela participou de muitas das comemorações do ano-novo chinês ali na Praça da Harmonia, e conta o quanto toda aquela aproximação com o Mestre Woo fez com que ela tivesse curiosidade por tudo da cultura. Descobriu que, no horóscopo chinês, o signo dela é dragão. Até comparou com o signo ocidental dela, capricórnio e conseguiu ver semelhanças.“Mas eu ainda estou aprendendo. Pesquisando. Tem só uma sementinha aqui em mim”, afirma com modéstia. Semente que rendeu frutos, ela levou a prática do tai-chi para o espaço entre as superquadras 112 e 113 Sul. Todos os sábados, às 9h, a comunidade pode se beneficiar do exercício por ali.
Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/01/ano-novo-chines-signo-do-rato-promete-prosperidade-para-2020.html [texto adaptado por Ethna Thaise, verão de 2020].
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2019

 

EM OUTUBRO

O GRUPO WULIN/NÚCLEO DE BLUMENAU participou mais uma vez do encontro da ASSOCIAÇÃO BEING TAO em Brasilia, na Praça da Harmonia Universal, que todo ano comemora as práticas implementadas por MESTRE WOO há mais de 40a. Participamos das festividades conjuntamento com a Prática Vivencial da Profa e mestre Teresa Sell, coordenadora do Espaço Wulin em Florianópolis, SC. Foi mais um grande momento de integração e harmonia entre todos os integrantes da Associação BEING TAO por todo o país.

 FOTOS e VIDEOS (EM ATUALIZAÇÃO)

 

 

O GRUPO wULIN/NÚCLEO BLUMENAU também participou de diversos a convite da INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FURB (FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU). Semana Acadenica com a temática As contribuições do Tai Chi Chuan para a Saude Mental e Espaço de bem-estar e autocuidado para servidores da FURB através dos BENEFICIOS DO CHI KUNG PA TUAN CHN.

FOTOS E VIDEOS (EM ATUALIZAÇÃO)

 

 

Em abril de 2019

O Grupo Wulin/Nucleo Blumenau esteve presente em Florianópolis para mais uma integração no DIA MUNDIAL DO TAI CHI E CHI KUNG. Participantes compartilham práticas conduzidas pela Mestre TERESA SELL, professora e Coordenadora do Grupo Wulin. O Mestre Hon Shui Li e os praticantes da Academia Tai Chi Louva a Deus conduziram Praticas de Liang Gong, Tai Chi e uma apresentção de Tai Chi espada 32 movimentos. A professora Ethna Thaise conduziu uma prática de Chi Kung Pa Tuan Jin.

veja mais FOTOS  e VIDEO

 

 

 
 
 
 
 

Em dezembro de 2018

Grupo WulinNucleo Blumenau apresenta suas praticas na festa de confraternizacao de grupos do Ambulatorio geral Marilene Giacomet de Aguiar - Escola Agricola, muncipio de Blumenau, SC.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em outubro de 2018

A instrutora Ethna Thaise - aluna da Profa Teresa Sell, Grupo Wulin, acompnhou seu Grupo e Professora a Brasilia, na comemoração anual dos ensunamentos de Tai Chi na Praça da Harmonia...esse ano 44 anos com MESTRE WOO.

 

Em Abril de 2018

O Grupo Wulin/Nucleo Blumenau este4ve presente em Florianópolis para mais uma integração no DIA MUNDIAL DO TAI CHI E CHI KUNG. Participantes compartilham práticas conduzidas pela Mestre TERESA SELL, professora e Coordenadora do Grupo Wulin. O Mestre Hon Shui Li e os praticantes da Academia Tai Chi Louva a Deus conduziram Praticas de Liang Gong, Tai Chi e uma apresentção de Tai Chi espada 16 movimentos. A professora Ethna Thaise conduziu uma prática de Chi Kung Pa Tuan Jin e uma apresentção do Tai Chi - sequencia da Flauta.

veja mais FOTOS  e VIDEO

 

 

Em Junho de 2017

Em nova oportunidade tivemos com o Grupo do Nepics no evento 100em01, na Prainha, em Blumenau (SC), no qual realizamos uma aula de Tai Chi Chuan a beira do  rio Itajai-açu, no ritmo dos movimentos acompanhando o rolar das águas...uma sintonia perfeita com a natureza!

                                             

 

 

Iniciamos a participação como CMPICs/SEMUS nas discussões do planejamento para o Curso de Formação em PICs promovido pelo Nepics e conduzido pela ETSUS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Maio de 2017

Tivemos algumas atividades que acrescentaram nossas experiencias com a participação de muitas pessoas. Inicialmente o VI THERASHOP - promovido pelo Nucleo de estudos em PICs/Furb, onde participamos com mais uma oficina de Tai Chi Chuan oferecendo instruções sobre os passos básicos e iniciais à Prática do Tai chi Chuan bem como os beneficios dessa arte para nossas condições de saúde do cotidiano.

 

Também maio iniciaram nossas atividades como Coordenadora Muncipal das Práticas Integrativas e Complementares na Secretaria Muncipal de Promoação da Saúde/ Blumenau, SC. Abaixo atividade de Chi Kung e Meditação

 

 

 

Em ABRIL de 2017...

O grupo Wulin/Núcleo Blumenau participou em mais uma edição do DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN E CHI KUNG...

UM MUNDO...UMA RESPIRAÇÃO!

Realizado em mais de 80 países pelo mundo, o Dia Mundial aconteceu em Florianópolis, SC na Beira Mar Norte sob um Sol de outono. O azul do céu compondo com o azul do mar e com o verde do gramado formaram o palco para a Escola San Zan Shugyo Do com os Grupo Wulin de Florianopolis e Blumenau apresentando tai chi, chi kung e sequencia da flauta e a escola do Mestre Hon Shui Li com Liang Gong e Tai Chi

 

 

 

EM OUTUBRO DE 2016

No dia 08 de outubro de 2016 o Grupo Wulin/ Núcleo Blumenau participou de mais um Therashop (5o). O evento é organizado pela Liga Coletiva de Saúde e tem por objetivo divulgar práticas integrativas e complementares a comunidade em geral, bem como ofertar essas práticas em oficinas para que as pessoas tenham acesso a informação, conhecimento e seus beneficios...Mais uma vez a Oficina de tai Chi Chuan foi ministrada pela profa Ethna Thaise, do Grupo Wulin/ Núcleo Blumenau...Agradecemos a presença e participação de todos!

                  

 

 

EM MAIO

REPORTAGEM DE CAPA NO JORNAL SANTA CATARINA - 20 DE MAIO DE 2016.

 

O Grupo de Chi Kung foi mencionado e indicado como uma das práticas preventivas em saúde que acontecem na Rede Pública Municipal de Saúde, no municipio de Blumenau. Segue abaixo link da reportagem e fotos.

 
 https://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2016/05/medicina-preventiva-e-destaque-em-mais-de-200-grupos-em-blumenau-5805622.html
 
"Em vez de remediar, prevenir . Com esse foco e com a ideia de que cada um é responsável pela sua saúde, grupos de medicina preventiva se encontram regularmente em Blumenau e já consolidaram trabalhos contra doenças e também de orientação à comunidade. São ideias colocadas em prática que partem tanto do poder público quanto da iniciativa privada (...)  
Disciplina oriental para combater a depressão 
Um dos grupos, que se encontra semanalmente no Ambulatório Geral da Escola Agrícola, tem o Chi Kung como foco. A prática, de origem chinesa, tem o objetivo de equilibrar corpo, mente e espírito. Sérgio José Machado, um dos envolvidos, conta que conseguiu aprender a lidar com problemas pessoais, como depressão e síndrome do pânico, graças ao projeto. — O Chi Kung me deu forças para enfrentar as crises e superar os meus problemas —conta. 

A aulas acontecem todas as quintas-feiras, às 17h30min, e são abertas à comunidade de forma gratuita." 

 

Por Augusto Ittner augusto.ittner@santa.com.br/ Foto: Patrick Rodrigues / Agência RBS

 

 
 
 
 
 

EM ABRIL

DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN E CHI KUNG 30 de abril de 2016 às 10h
 
 O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day - WTCQD) é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para divulgar e promover as práticas de Tai Chi Chuan e de Chi Kung pelo mundo. Este movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. Os eventos do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung participaram do projeto "Movimento para a Saúde", realizado pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas.

O Brasil participa das comemorações do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung desde o ano 2000. Porém a comemoração da data foi instituída oficialmente no Estado de São Paulo em 2009 

(fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_do_Tai_Chi_Chuan_e_do_Chi_Kung#Objetivos)

 

O Grupo Wulin Fpolis tem participado ativamente do Dia Mundial em Fpolis, SC.

Este ano (2016) os participantes do Grupo Wulin/Núcleo Blumenau se integrarão aos integrantes de Fpolis para reafirmar e fortalecer mais uma vez o vínculo entre todos. E expandir os benefícios a todos os seres do mundo!

 Grupo Wulin/Núcleo Blumenau